20/12/2024
Organizações sociais e movimentos populares assinam nota pública que exige a responsabilização dos envolvidos na tentativa de golpe contra o Estado Brasileiro em 2022
Por Daniel Seidel
Mais de quatro centenas de Organizações Sociais, Organismos, Pastorais Sociais, Movimentos Populares e Sociais, Sindicatos, Coletivos, Redes e Instituições, nacionais e locais, assinaram juntas a Nota Pública em defesa da democracia e pela efetiva responsabilização dos articuladores da tentativa de golpe contra o Estado Brasileiro de 2022, que a CBJP – Comissão Brasileira Justiça e Paz, e o CNLB – Conselho Nacional do Laicato, propuseram por decisão do Projeto Encantar a Política e da Rede Brasileira Justiça e Paz, em 18 de dezembro de 2024.
As entidades abaixo assinadas se posicionam contra qualquer iniciativa com vistas à impunidade dos golpistas. Todos os envolvidos na trama: mentores, articuladores, financiadores, divulgadores e apoiadores devem ser responsabilizados. Apelam para que a Procuradoria Geral da República não se omita em seu papel de representante da cidadania, e apresente denúncia ao Supremo Tribunal Federal; para que este, como guardião da Constituição, responsabilize de forma legal, rigorosa e exemplarmente todos os perpetradores da violência contra o Estado Democrático de Direito para que nunca mais se articule, neste país, tentativas de golpes contra o povo brasileiro. Sigamos amplificando o clamor, pois é a democracia quem assim exige.
Conclamamos a amplos setores da sociedade civil, entidades de classe que defendem e lutam pelo Estado Democrático de Direito (como a OAB, ABI, Comissão Arns, entre tantas), entidades religiosas (como a CNBB, as igrejas e tradições que não se alinham à extrema-direita), sindicatos, movimentos sociais e outros organismos vivos que se manifestem publicamente demonstrando que no Brasil não há, nem haverá, espaço para quem atenta contra a democracia.
Texto: Daniel Seidel - Secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz – CBJP.
CLIQUE AQUI e confira a nota na íntegra.
........................................
ASCOM - Vida e Juventude
Comments